segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Deus não vê Aparência



                                                  













"Dizem que eu não sou capaz
Dizem que eu não vou vencer
Mas não é na minha força
Mas sim em nome do Meu Deus
O poder e a unção estão sobre mim
E me adestra para as batalhas
Não importa o que pensam de mim
Vou deixar pra trás minhas limitações
Pois o Senhor não vê como o homem vê
Ele está atento ao coração
Ele exalta o puro de coração
E se revela aos que buscam tua face
Fui atraído pelo poder deste amor
Tudo posso com o meu Deus"
(Dizem - Ministério Trazendo a Arca).

    Dizem que a aparência é o cartão de visitas de uma pessoa. Talvez por essa razão a primeira coisa que vemos nas pessoas é a aparência. Avaliamos se ela está bem vestida, se é bonita ou feia, magra ou gorda, alta ou baixa, a cor da pele. Fazemos este julgamento também conosco.  Quando nos olhamos no espelho, sempre pensamos que tem alguma coisa a ser mudada em nossa aparecia. As novelas, as revistas e passarelas com seus atores e modelos lindos, bem produzidos, homens cheios de músculos e mulheres altas, magras e sem celulites (que é o terror de qualquer mulher) nos ditam um padrão de beleza que nunca alcançaremos e isso pode nos deixar deprimidos. A aparência é tudo, tanto que a célebre frase cheia de puro preconceito e creditada ao Poeta Vinícius de Moraes: “As feias que me perdoem, mas a beleza é fundamental", gera polêmica e pode fortalecer o perigo para o bem-estar feminino, até porque, qual a mulher que não teve esse momento de se sentir feia?
   Embora tudo isso seja colocado diante de nossos olhos todos os dias pelos mais diferentes meios de comunicação, não é “como” somos, mas sim “quem” somos que nos define. Deus não olha a aparência e sim o coração 1 Crônicas 28:9. Vemos o exterior mas Deus vê o interior. Isso não quer dizer que não devemos gostar de nos arrumar, cuidar da nossa estética.  Somos filhos de Deus e devemos estar elegantes e bem cuidados. No entanto, é preciso tomar cuidado para não tornarmo-nos narcisistas, escravos da aparência.
   Nós, seres humanos, com o nosso dedo apontado e a nossa péssima mania de julgar pelo que vemos. Não nos limitamos apenas à estética, mas queremos julgar também a espiritualidade, a sinceridade diante de Deus, vemos somente o exterior e imediatamente pré-conceituamos uma pessoa somente pelo que observamos. Mas o texto de 1 Samuel 16.7 nos ensina uma das coisas mais maravilhosas : A essência é mais importante que a aparência!
   Deus nos ama e nos aceita como somos, não importa a nossa aparência, se somos bonito ou feio, magro ou gordo, alto ou baixo, a cor da pele, se nos vestimos chique ou de forma simples etc. Ele olha para a nossa essência e não para a nossa aparência. O que Ele espera de nós é um coração sincero, quebrantado e contrito (Sl 51.17)  . O mesmo Davi que um dia foi preterido entre seus belos irmãos, mais tarde tornou-se rei e no momento em que segundo a lei de Israel ele deveria morrer por ter cometido adultério com Bete-seba (Lv 20:26) ele ofereceu o seu coração quebrantado a Deus ao invés de sacrificar animais no altar, alcançando assim benevolência da parte de Deus, porque o coração contrito Deus não despreza.

    É presunção de nossa parte achar que com nossas atitudes e santidade aparente, conseguiremos enganar a Deus, quando no máximo enganamos a nós mesmos. Deixamos de receber bênçãos de Deus por causa do nosso orgulho espiritual. Somos mais crentes, mais consagrados, mais santos. Somos tudo isso menos servos. Diz o ditado que “a aparência engana”, mas diante de Deus nada disso importa, não existe máscara, falsa aparência. Tudo que importa para Ele é que o nosso coração esteja limpo.

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” (1 Samuel 16.7)

Na Paz

Por Dilma Dias de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário