quinta-feira, 26 de julho de 2012

COVARDIA

     

Covardia  

Malba Tahan

    
     Passeavam dois amigos numa floresta, quando apareceu um urso feroz e se jogou sobre eles.Um deles trepou correndo em uma árvore e escondeu-se, enquanto o outro ficava no caminho, deixando-se cair ao solo, fingindo-se de morto.

      O urso aproximou-se do que estava no chão e cheirou-o bastante, mas, como este prendia a respiração, julgou-o morto e afastou-se.

      Quando a fera estava longe, o outro desceu da árvore e perguntou, a gracejar, ao companheiro:

      - Que te disso o urso ao ouvido?

      - Disse-me que aquele que abandona o seu amigo no perigo é um covarde! 

   Li este texto quando era criança e outro dia me lembrei dele quando o meu pastor, Rev. Paulo Cesar Lima, ministrou uma mensagem sobre amizade. O texto Covardia nos faz refletir sobre os relacionamentos que temos mantido ao longo dos anos e classificamos como amizade. Isso é normal já que o homem não é uma ilha e todos nós temos necessidade de  relacionamos com pessoas e a algumas, chamamos de amigos.  

    Chamamos de amigos os colegas de escola, cursinho ou de faculdade, os colegas de trabalho, os amigos que freqüentam a academia conosco, os que nos adicionaram a sua rede social e que jamais conhecemos. Mas será que essas pessoas são verdadeiramente nossas amigas? E nós somos  amigos dessas pessoas de fato e de verdade? 

  De acordo com o dicionário da Língua Portuguesa, amigo é aquele que é ligado outrem por laços de amizade, protetor. Aquele que acolhe, ampara, defende, é companheiro de todas as horas, é um aliado. Então o verdadeiro amigo é aquele que fica feliz com o nosso sucesso, e se entristece com o nosso fracasso. O amigo verdadeiro está  sempre ao nosso lado, disposto a nos ouvir, ou ainda, a nos aconselhar da melhor forma. O verdadeiro amigo é aquele que nos defende quando todos nos abandonam e, mesmo distante, está presente em nossas lembranças, e em nossas necessidades, pois o que vence a distancia é o amor, e uma amizade verdadeira não existe sem amor. "Em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão." ( Prov. 17.17).
 
    Algumas pessoas consideram a amizade uma via de mão dupla, mas eu digo que ela pode ter mão única, onde apenas um é amigo. Nem sempre aquele por quem sentimos profunda amizade é verdadeiramente nosso amigo e ele pode até nos deixar a mercê dos "ursos" da vida para salvar a própria pele. E isso é até compreensível, porque a autopreservação é um dos extintos do ser humano. Mas ainda que isso aconteça, podemos ter a certeza da companhia incondicional de Jesus Cristo. Jesus não é amigo temporário ou de passagem, pois  foi Ele mesmo que disse... “... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." (Mateus 28.20 b). 

   Existem amizades que duram a vida inteira e outras que duram enquanto temos algo a oferecer. “As riquezas multiplicam os amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa” Pv 19:4. A amizade de Jesus para conosco é incondicional e Ele mostrou isso ao morrer por nós na cruz do calvário "Mas Deus prova seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." (Rom 5.8.)

   Em se tratando de amigos devemos priorizar a qualidade ao invés da quantidade; devemos evitar amizades que nos levam ao pecado, causando prejuízo a nossa vida espiritual "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" (Prov12. 26); devemos ter sinceridade em nossas amizades, porque sem a sinceridade à amizade se desfaz e, finalmente, devemos ter Jesus como nosso melhor amigo.


   Amizade é acompanhar por todo o caminho, toda a vida, até o fim. Deus quer que as relações de amizade durem no mínimo para sempre e que nossa amizade com Ele dure eternamente como Ele é eterno.  Abraão foi amigo de Deus, confiou nEle  e por isso foi grandemente abençoado, tornando se referencia de fé. “Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre à posteridade de Abraão, teu amigo?” (II Crôn 20.7)

   Devemos estreitar nossa relação com Deus através da oração, não ocultando nada dEle porque dos amigos, não ocultamos nada . Deus ainda procura amigos que queiram ter com Ele um  relacionamento sério de amor, compartilhar segredos e caminhar com Ele até o fim.



Por Dilma Dias de Almeida



sexta-feira, 20 de julho de 2012

DIA DO AMIGO






 Feliz Dia do Amigo

Deus espera que nossa relação de amizade com Ele seja no mínimo para sempre!




segunda-feira, 16 de julho de 2012

Como organizar um Chá com Mulheres na igreja



Como organizar um Chá com Mulheres na igreja 


   Olá amados. Quero falar um pouco de chá com mulheres nas igrejas. O que é e como organizar? Chá com mulheres é um evento organizado pela união feminina da igreja. Não é “culto”, mas é um momento onde o nome do Senhor tem que ser glorificado e pode haver conversões. Nesse evento as mulheres fazem ou fortalecem amizades, compartilham experiências, interagem e se divertem, já que pode ser um excelente momento para lazer.



1.Quanto a organização 
  • Pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. O ideal é que seja realizado no final da tarde.
  •  Escolher o local com espaço suficiente para arrumar as mesas de convidados, devidamente forradas, para a realização do evento (pátio da igreja, salão, centro de invenção...).
  • Organizar o Pessoal de apoio (Recepcionistas, pessoa responsável pelas dinâmicas, garçons ).
  • Defina objetivos a serem alcançados.
  • Escolher o assunto do chá (Tema voltado exclusivamente para mulher).
  • Escolher a palestrante ( Psicóloga, Psicopedagoga...) que seja cristã.
  • Não esqueça da divulgação do evento (panfletos, cartazes, convites). Dependendo do objetivo, o convite pode ser vendido ou não. Se for vendido, defina o valor co antecedência.
2.Quanto ao cardápio
  • Elabore o cardápio. Se cada membro contribuir com um prato,pode ser bem mais econômico.
  • O lanche à ser servido deve ter  salgadinhos, pães diversos, queijo, presunto, patês e geleias, acompanhados de café, leite ou chá. Sirva também tortas e bolos. As pessoas gostam muito de refrigerantes, então siva sem exagero.
  • Arrume os alimentos  em pratos bonitos ou travessas(nunca em tabuleiros) forrados com papel filme  e coloque sobre a mesa de apresentação. 
  • Nunca ponha todos os alimentos no mesmo prato.Não é elegante e caracteriza pouco caso.
  • Se no seu evento não tiver garçom, deixe que os convidados sirvam-se.
  • Os garçons devem estar devidamente trajados de avental. Dá mais charme.
3.Quanto à decoração
  • Escolha as cores da decoração do evento.
  • Pode colocar balões, se  quiser.
  • Não se esqueça da mesa principal (apresentação), que deve estar bem forrada com toalha na cor da decoração.
  • Cuidado especial com o serviço de mesa ( louças, talheres etc.) que pode ser posto em um aparador ou na mesa principal.Se colocá-lo em um aparador certifique-se de que este esteja próximo à mesa principal.

mesa principal 

4. O chá

  • Hora do chá, recepcionistas á postos. Receba bem as convidadas, conduzindo-as as suas mesas.
  • Comece a programação.
  • Não deixe a mesa dos convidados vazia.
  • Agradeça a presença de todas, demostrando satisfação.
  • Ao sair, deixe o local limpo.


SUGESTÃO DE PROGRAMA

I Parte

Abertura: Inicie com uma oração(sirva água, suco e torradas com patês diversos e geleias)
Participação Musical: (solo, conjuntos - de preferência participação feminina ou fundo musical bem selecionado)
Momento de Comunhão: (Reserve esse momento para que as meninas se conheçam. Dê espaço para que as pessoas conversem entre si, se movam com ordem.)
Participação Musical:  (solo de um louvor suave, pode ser substituído pela declamação de um poema).
Oração pala palestrante
Palestra: (palestrante convidada, que fale sobre tema relevante para a vida das mulheres.)
Oração em função da mensagem.

II Parte

Chá (Nessa hora pode ser o chá propriamente dito, café, chocolate quente, salgados quentes e bolo)
Um desfile de Modas é bem legal e deve agradar as convidadas
Sorteio de Brindes (
Os brindes podem ser doados pelas próprias irmãs alguns dias antes ou comprados pelo caixa das irmãs)